SISTEMA B

Um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta

Movimento B

O insight desta iniciativa é creditado a Bart Houlahan, Andrew Kassoy e Jay Gilbert que em 2006 criaram o B Lab, ONG que se dedicava a auxiliar empresas na missão de ter um impacto positivo e mantê-lo ao longo do tempo. Em 2011 um novo passo foi dado com a fundação do Sistema B Internacional, que focava na supervisão do crescimento do movimento B e também apoiar todos seus colaboradores e promotores em todo mundo.

Assim, o objetivo principal do Movimento B consolidou-se em acelerar essa mudança de cultura, promovendo a construção de um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo para todas as pessoas e para o planeta de forma duradoura.

As Empresas B são um novo tipo de negócio que equilibra propósito e lucro, transparência e responsabilidade legal, considerando o impacto de suas decisões sobre todos os stakeholders e no meio ambiente. São empresas que buscam ser melhor PARA o mundo e não apenas as melhores DO mundo.

A troca de experiencias e a busca conjunta por alternativas para atingir seus objetivos comuns, a Comunidade Global de Empresas B está promovendo e acelerando uma mudança cultural para redefinir o sucesso nos negócios. Utilizando uma ferramenta desenvolvida e disponibilizada gratuitamente, permite analisar e acompanhar a evolução da performance da sua empresa de acordo com os mais altos padrões de desempenho e impacto positivo reconhecidos pelo mercado. A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comuni-dade e Meio Ambiente.

Para se tornar uma Empresa B

O processo é simples, mas requer alguns pré-requisitos e certamente um processo de ajuste e adaptação, mas esse caminho vai permitir que muitas outras iniciativas possam ser incorporadas de forma orgânica, como: Economia Circular, ODS, Compliance, Logistica Reversa, Equidade entre outras

Pré Requisitos:

  • Têm um propósito forte
  • Incorporar as Cláusulas B em seus objetivos sociais
  • Estar comprometida com processo de melhoria contínua
  • Atuar com interdependência
  • Ser uma entidade com fins lucrativos
  • Ter mais de 12 meses de operação
  • Ser uma empresa completa e distinta
  • Atuar em um mercado competitivo