ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Agenda 2030
Um pouco diferente do entendimento geral, os ODS não representam a Agenda 2030 em sua integralidade. Também não são uma síntese da Agenda, mas sim áreas de intervenção necessárias ou se preferir: os meios de alcançar o desenvolvimento sustentável.
A Agenda 2030 é universal, transformadora e baseada no respeito aos direitos humanos, sendo até hoje o mais abrangente plano para a erradicação da pobreza extrema, a redução das desigualdades sociais e a proteção do planeta, tendo como princípios fundamentais:
- Universalidade
- Não deixar ninguém para trás
- Integração e indivisibilidade
- Inclusão
- Parcerias entre múltiplas partes interessadas.
E em seu âmago ainda encontram-se as suas dimensões críticas, conhecidas como os 5 Ps:
Pessoas – Prosperidade – Planeta – Parceria – Paz.
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os ODS são pontos de pressão que têm a capacidade de afetar a saúde de todo o planeta e das pessoas que vivem nele, são também o resultado de amplas negociações políticas e consultas individuais e representam algumas das mais urgentes necessidades universais do mundo hoje.
Os principais pontos de atuação estão: assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos